Biografia: José Leôncio Ferreira de Siqueira

Posted by Acervo Cultural Bragança Pará on janeiro 01, 2023 | No comments

Leôncio nasceu em 16 de outubro de 1946, no município de Vigia, no estado do Pará. Filho de Abelardo da Conceição Siqueira e Almerinda Monteiro Ferreira de Siqueira. Seu genitor, Abelardo funcionário público federal do IBGE, onde exerceu a função de Agente de Estatística, recebeu várias transferências de local de trabalho para outros municípios paraenses. Desta forma, o autor pôde, desde a mais tenra idade, desenvolver seu conhecimento da Zona Bragantina, convivendo com os costumes e cultura regionais, à medida que aconteciam esses deslocamentos. Vigia, Salinas, Maracanã e finalmente Bragança foram municípios que preencheram essa composição. Havia um importante detalhe: todos os anos a família viajava em férias, retornando à sua cidade natal.

A Partir de Bragança, em 1958, as viagens passaram a ser de trem, germinando o sonho plantado no caminho de ferro, fecundando nas páginas da obra “Trilhos: Caminhos dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança) ”. Um celeiro de inesquecíveis lembranças, incrustadas em sua memória, trazidas à tona pela força dos sentimentos de amor e gratidão por Bragança.

Historiador e suas raízes estão cada vez mais entrelaçados ao solo bragantino. Em 2008, tornou-se imortal pela Academia de Artes e Cultura de Bragança, ocupando cadeira de nº 19, tendo como patrono o Dr. Orlando Bordallo, sendo agraciado com o Título Honorífico de Cidadão de Bragança, concedido pela Câmara Municipal de Bragança através do Decreto Legislativo nº123/08, pelos relevantes serviços prestados à sociedade bragantina e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Na busca paralela de tão importante serviço, o autor desenvolveu no período de três anos, um trabalho de pesquisa bastante aprofundado que passou a fazer parte da obra literária “Trilhos: Caminhos dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança) ” O livro vem retificar vários registros bibliográficos existentes que distorcem o evento histórico com base em documentos oficiais datados da época e com alto índice de credibilidade. Destacando a retificação da data de inauguração da Estrada de Ferro de Bragança, considerada até pouco tempo como 3 de maio de 1908, corrigindo este ano após a localização, no acervo público municipal de Bragança, da Ata da Sessão Solene da inauguração da Estrada de Ferro de Bragança, registrada em 3 de abril de 1908. Ao mesmo temo, resgatar o valor e a importância da grande responsável pelo desenvolvimento de todo o Nordeste do Pará e da Zona Bragantina: A Estrada de Ferro de Bragança.

No período de 23 a 27 de dezembro de 2008, uma comissão de Bragança de Portugal, esteve em visita oficial ao município de Bragança do Pará, iniciando um intercâmbio internacional entre os Governos municipais das cidades coirmãs. Na oportunidade a obra Trilho: O Caminho dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança), foi entregue em cerimônia especial realizada no SENAI da cidade de Bragança, como referência histórica do município.

Em 29 de março de 2014 a Prefeitura de Benevides lança o livro "Terra de Liberdade - Benevides: História e Colonização", de autoria de José Leôncio Ferreira de Siqueira. A cerimônia de lançamento aconteceu na Praça de Alimentação, antiga estação rodoviária do município, a partir das 17 horas.

Por solicitação de Leôncio foi inserida no calendário histórico, cultural e turístico do Estado do Pará a Semana da libertação dos Escravos na Amazônia, através do projeto de lei nº 99/2016, a fim de celebrar, anualmente, o período de sete dias que envolver o dia 30 de março, em resgate à memória da data de alforria dos escravos na então localidade de Benevides.  

Em 23 de setembro de 2017, o poeta e historiador José Leôncio Ferreira de Siqueira, o querido Zé Vigia, embarca em seu trem para uma viagem sem volta. Seu corpo foi velado na capela Max Domini, em frente à entrada principal do cemitério Santa Isabel.

__________________

NOTA:

Texto das orelhas do livro "Trilhos: O Caminho dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança)".

Imagens: Internet

Referência:

SIQUEIRA, José Leôncio Ferreira de, 1946. Trilhos: O Caminho dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança). Editora independente, Bragança – 2008.

LEIA TAMBÉM:

A Lenda de Bragança-José Leôncio

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário