Origem do o Xote Bragantino

Posted by Acervo Cultural Bragança Pará on janeiro 04, 2023 | No comments


Bragança é uma cidade localizada no nordeste do estado do Pará, fortificada por uma cultura originária dos indígenas, dos europeus e africanos. E a dança está no sangue dos bragantinos, que não abrem mão do xote no Festival Junino e na Festa da Marujada de São Benedito que ocorre no mês de dezembro.

O xote foi trazido pelos colonizadores portugueses e tem origem escocesa, “schotinch”. No Pará, a dança foi introduzida pelos negros em 1798, quando fundaram a Irmandade de São Benedito, em Bragança, que deu origem a Marujada de São Benedito. Com o tempo, a dança ganhou diversas adaptações e se tornou um dos símbolos da cidade, tornando-se uma das marcas da cultura bragantina.

Em 24 de julho de 2013, a Lei 7.724 declara o Xote Bragantino Patrimônio Artístico e Cultural do Pará. E esse reconhecido se deu pela singularidade do xote dançado pela marujada, tornando-se referência para a população bragantina. E a brincadeira de largar e juntar os pares na hora da dança, consiste em característica única do “xote bragantino”, diferentemente do xote dançado em outras regiões do Brasil. 
Professor em Língua Portuguesa em Escola Pública, Mestrando em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas-PPGELL/UEPA 2022.
Imagens: Divulgação 
 
LEIA TAMBÉM: 

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário